Director do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do IPOLFG

Director do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do IPOLFG

Presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia (2000-2002)

Presidente do Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço (2010-2014)

Tel 217229800 - Ext-1863


Consultório:
Av. António Augusto Aguiar 42 - r/c dt.
Lisboa
Tel. 213578579/213 542 853
Mail: jorgerosasantos@gmail.com








domingo, 28 de outubro de 2012

IPO remodela serviços de internamento
28 09 2012


A primeira fase das obras de remodelação do internamento dos Serviços de Cirurgia Cabeça e Pescoço (CCP) e Otorrinolaringologia (ORL), situado no 5.º piso do Pavilhão Central, ficou concluída no final do mês de Agosto. De acordo com a informação prestada pelos responsáveis dos serviços, prevê-se que as obras da segunda fase, que já decorrem, terminem até final do ano.

Esta intervenção “era uma ambição antiga” que tinha por principal objectivo melhorar as condições logísticas e assistenciais prestadas aos doentes da Instituição, e simultaneamente as condições de trabalho para todos os profissionais.

O número de doentes em cada enfermaria varia entre os dois e os cinco, estando cada quarto equipado com casa de banho e com um televisor por cama. A sala com maior capacidade de acolher doentes é o recobro pós-operatório, com um máximo de seis camas, no qual os doentes estão em média 24 horas. Os doentes passam a usufruir também de melhores condições nas áreas comuns, como é o caso da sala de espera, do refeitório e da sala de convívio. O Serviço dispõe ainda de uma área de isolamento, com duas camas, destinada a doentes infetados, no sentido de prevenir o contágio a outros doentes internados.


“As condições de oferta de serviços melhoraram numa área tão mutilante como esta, que afecta o doente sob ponto de vista psicológico e o seu relacionamento humano. Os tratamentos são os mesmos, mas melhorou-se a área do serviço, podendo os doentes usufruir de um espaço mais confortável e acolhedor. É importante que os doentes se sintam bem do ponto de vista psicológico, um factor de extrema importância na recuperação. “ – Dr. Miguel Magalhães – Director do Serviço de Otorrinolaringologia do IPO de Lisboa

“As obras nos serviços de internamento são sempre complicadas, é difícil manter o seu funcionamento a 100%, mas com o esforço dos profissionais e com um acréscimo de trabalho foi possível levar a bom termo todo este processo. Quem aqui trabalha há mais tempo comprovou a notória degradação do serviço, mas esta requalificação é sem dúvida uma mais-valia para os doentes.” – Dr. Rosa Santos – Director do Serviço de Cirurgia Cabeça e Pescoço do IPO de Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário